sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Os discípulos de Cristo continuam a sua missão

Eles não devem ficar apenas nas orações
Nós cristãos agimos, hoje, como Jesus agiu no seu tempo: divulgamos a Boa Nova do Evangelho,, somos missionários, damos continuidade ao projeto de Cristo.
Há algum tempo, missionário era o cristão que pregava o Evangelho onde não existiam batizados: entre os índios, na África, na China, no Japão etc.
Hoje, o missionário precisa pregar nas cidades dos batizados e, assim, atrair para Cristo os cristãos que estão fora da Igreja e não frequentam a comunidade.

Por Cristo o mundo teve a oportunidade de conhecer o reino do Pai. Ele criou uma comunidade de discípulos e preparou-os para a missão de levar o Evangelho ao mundo.
Anos mais tarde, outros seguiram os passos desses discípulos, com Madre Tereza de Calcutá, Madre Paulina, Irmã Dulce, São Francisco de Assis, Joao Paulo II e Dom Bosco. Cada um, a seu modo, seguiu os ensinamentos de Jesus e atraiu outros cristãos para viver essa experiência.

O que leva as pessoas a seguirem Jesus é a Sua própria pessoa, Sua amizade, Seu anúncio de um encontro. O Mestre veio ao mundo com uma missão: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundancia” (Jo. 10,10)
Essa missão pertence a nós cristãos também, pois é uma missão de amor.

O amor salva e faz a pessoa se arriscar. Quem tem um amor empenha-se numa causa, num projeto e reúne outros a sua volta para ajudar a executá-lo.
É preciso ter preocupação humanitária como todos os santos da Igreja, homens e mulheres de grandes realizações em favor da humanidade. Nos momentos de dificuldades sempre sentiam a presença de Cristo e, como Ele, não ficaram apenas na oração, mas entraram em ação para glorificar o Pai.
Um belo exemplo para todo missionário é o apostolo São Paulo, de quem a Igreja celebrou dois mil anos de nascimento em 2008.
Paulo passou de perseguidor dos cristãos a apóstolo apaixonado por Cristo. Ele fez longas viagens durante toda a sua vida com a finalidade de propagar o Evangelho. Paulo registrou, em suas cartas destinadas às comunidades cristãs fundadas por ele, todos os sofrimentos pelos quais passou em sua trajetória.

Paulo foi ao mesmo tempo missionário, pastor e teólogo, apresentando os grandes mistérios de Deus, da Sua Igreja e da graça. Viveu a experiência amorosa com Deus, que o amava, e a Ele entregou sua vida. Dizia viver crucificado, sofrendo pelo Evangelho, mas feliz.

Padre Mario Bonatti
Fonte:http://www.cancaonova.com.br/portal/canais/formacao/internas.php?id=&e=12047
 

SOMOS DÍSCIPULOS E MISSIONÁRIOS

 

                                     Ide, pois, e ensinai a todas as nações... (Mt28,19)


            Levantando o nosso olhar orante e contemplativo da Palavra de Deus e fixando-o na vida atual, vemos que no mês de outubro a igreja celebra o mês missionário e reza mais intensamente por todos aqueles e aquelas que escutaram e seguiram Jesus ou que ainda irão escutá-lo e segui-lo.
            É no último domingo dia 31, que a igreja celebra o Dia Mundial das Missões.
            Assumir a nossa vocação de discípulo missionário é estar sempre a escuta da voz que nos chama, nos ensina e envia. É levantar-se e seguir alguém que nos levará até onde Deus nos espera, lá onde Ele precisa de nossas mãos para levantar os que estão no chão; de nossos braços para consolar os que sofrem; de nossos pés para ir ao encontro de quem não tem mais forças de andar; de nossa vida para que Jesus viva em nós e chegue aos corações de todos os que ainda não se encontraram n’Ele. Deus precisa especialmente de nossa voz, para chamar pelo nome a muitos que também quere seguir o Mestre e só estão esperando ser chamados por alguém.
            Há pessoas que deixam a pátria e vão viver como missionários e missionárias em terras distantes, onde partilham a vida com o povo, assumem como suas as línguas, os valores e os costumes de outra nação e acolhem a todos os que precisam de ajuda.
            O evangelho nos revela o motivo que leva uma pessoa a tomar decisões tão radicais e a deixar mil caminhos atraentes e fáceis. Missionário é sinônimo da palavra grega apóstolo e quer dizer “enviado em nome de alguém”, isto é, “porta-voz, que comunica a mensagem de quem o enviou”.
 
  O missionário vive, age e fala em nome de Jesus, porque tem uma profunda comunhão com Ele, ama-o a ponto de lhe confiar a própria vida.