sexta-feira, 15 de abril de 2011

Coleta Nacional da Solidariedade - Domingo de Ramos

A ação ocorrerá no próximo domingo em todas as paróquias e comunidades do Brasil como gesto concreto da Campanha da Fraternidade
        Criados em Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 1998, os Fundos Nacional e Diocesano de Solidariedade começaram a fazer parte da rotina dos trabalhos desenvolvidos por dioceses e paróquias de todo Brasil a partir de 1999. Resultado da Coleta Nacional da Solidariedade em todas as igrejas e comunidades no Domingo de Ramos, esta ação ocorre como gesto concreto da Campanha da Fraternidade.
Voltada para temas sociais, a Campanha da Fraternidade, desde 1964, convida a sociedade brasileira a refletir sobre as problemáticas que afetam diretamente as populações, principalmente as mais empobrecidas.
Neste ano, com o tema “Fraternidade e Vida no Planeta”, a Campanha, que é um dos maiores projetos de evangelização da igreja, chama a atenção sobre os problemas ambientais causados, por exemplo, pelo aquecimento global.
A arrecadação da Coleta Nacional da Solidariedade é voltada para o apoio a projetos sociais. São 266 dioceses, em suas paróquias e comunidades de todo Brasil, que promovem e animam os fiéis para que este que é o gesto concreto da fraternidade e da partilha.
Os fundos são compostos da seguinte maneira: 60% do total da coleta permanecem na diocese de origem e compõe o Fundo Diocesano de Solidariedade e 40% são destinados para o Fundo Nacional de Solidariedade, atualmente administrado pela CNBB. O resultado integral da coleta da Campanha da Fraternidade de todas as celebrações do Domingo de Ramos, com ou sem envelope, será encaminhado à respectiva diocese.
Em doze anos de existência, o Fundo Nacional de Solidariedade já recebeu mais de 42 milhões de reais e apoiou 1.782 projetos sociais em todo país. Somente em 2010, com o tema “Economia e Vida” da Campanha da Fraternidade que foi ecumênica, o Fundo Nacional apoiou 197 projetos sociais de geração de trabalho e renda, de economia solidária, de apoio a cooperativas e fortalecimento da agricultura familiar, da educação e de iniciativas de grupos de mulheres, por exemplo.
Desde a criação dos fundos, a Coleta Nacional da Solidariedade de 2010 foi a que teve a maior arrecadação. No total foram doados mais de 11 milhões e meio de reais.

Assessoria de Comunicação do Secretariado Nacional da Cáritas Brasileira

Fonte: caritas.org.br