Dia de reflexão, saudade e esperança
A celebração do dia de Finados nos recorda o sentimento de saudade e de perda dos entes queridos!
Reviver e lembrar, tal data enche-nos de esperança para reencontrar um dia quem nos fez e ainda faz falta. Cristo morreu, ressuscitou e abriu-nos a passagem para a casa do Pai, o Reino da vida e da paz. Quem segue Jesus nesta vida é recebido onde Ele nos precedeu. Portanto, enquanto visitamos os cemitérios, recordemo-nos que ali, nos túmulos, repousam só a matéria ficando a expectativa da ressurreição final. No livro da (Sabedoria 3,9) nos fala sobre a confiança em Deus e através dele compreenderemos a verdade para alcançarmos a graça e a terra dos eleitos. Cristo nos ensina a ver a morte como algo natural sem que haja medo, em (Jo 10, 10) nos diz ”Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância”
Através da ressurreição abre-se a porta para uma eternidade ao lado do Senhor da Messe “O Nosso Deus”.
Não adianta visitarmos cemitérios, dedicarmos nossas horas em prantos ou flores regadas de lágrimas, devemos sim recordar os bons momentos e reascender em nós a graça do Cristo Jesus como nosso Salvador e Redentor, e nutrir-nos da esperança de encontrarmos um dia na plenitude aquelas pessoas que nos precederam aqui na terra.
Lembremos de nossos entes queridos, mas sim dos bons momentos, na vida o que plantaram e fizeram, fazendo memória de uma flor viva que resplandece e não perde seu aspecto diante da ausência e da separação. Recordemos o dia 02 de novembro como uma data transitória para o fortalecimento de nossa fé e para a ressurreição. Rezemos pelos falecidos e peçamos ao Senhor o descanso eterno e a luz para encontrardes a paz!