NATAL DO SENHOR
O nascimento de Jesus, na história da humanidade, é o sinal de nosso misterioso nascimento à vida divina. A realidade da encarnação é que o Filho de Deus se faz homem para que o homem se torne filho de Deus. Este acontecimento é o começo da nossa salvação, em Cristo, que culminará pela morte e ressurreição de Jesus.
No prefácio I da missa do Natal do Senhor, pois rezamos: “no mistério da encarnação do vosso Filho, nova luz da vossa gloria brilhou para nós”. A realidade que a encarnação do Filho de Deus nos doa é essa: fomos iluminados pela luz verdadeira. Jesus Cristo é a luz que ilumina a humanidade que vive imersa na escuridão, da falta de Deus, de harmonia, de paz em síntese de amor. Vemos no nascimento de Jesus uma manifestação da sua glória, os anjos que entoam o magnífico cântico: glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados (Lc 2, 14).
O Natal do Senhor fala por si só as nossas almas. Basta um instante de silêncio e reviver o que nos narra o Evangelho para sentir uma comoção profunda diante do Menino, numa gruta, no frio, na pobreza... e mesmo assim cantam os anjos do Senhor e anunciam como um acontecimento único, nos traz a paz e a alegria a todos os homens. Que esta experiência do Natal leve às vossas famílias, filhos e todos os parentes. Não estamos sozinhos neste mundo de escuridão... Surgiu a luz verdadeira, que não tem ocaso... Todos temos motivos para estarmos felizes.
Natal, uma palavra encantadora, que nos enche de emoção, parece ser mágica, que tem uma mística, que nos recorda o amigo oculto, a ceia, papai Noel, enfeites natalinos, árvore, pisca-pisca... Que nos convida há parar um instante diante daquele recém nascido, que encerra em si uma infinidade de realidades e que podemos chamar: amor. Jesus nasce numa gruta em Belém, mas quer nasce na nossa vida, em nossas famílias, no nosso ambiente de trabalho, em síntese Ele quer nascer, mas nem sempre encontra um lugar. Que este Natal seja diferente que Jesus nasça no nosso coração e cada um de nós possa transmiti-lo com palavras e obras.
Feliz Natal!!!Dom José Palmeira Lessa
Arcebispo Metropolitano de Aracaju/SE
Fonte: www. arquidiocesedearacaju.org