MUITOS SÃO OS CHAMADOS,
DIVERSAS SÃO AS VOCAÇÕES
Irmãos e irmãs, agosto é o mês em que a igreja nos convida a refletir sobre a vocação, rezar pelas vocações e criar uma consciência vocacional em nossas comunidades. No mundo, atestam as estatísticas, aumenta o número de sacerdotes, mais isso é devido sobretudo às jovens Igrejas da África e da Ásia. Preocupante é a diminuição dos mesmos na Europa, na Oceania e na América, sobretudo do Norte.
Quais as causas? Sem dúvida, a causa maior está na secularização. Deus parece não ter mais espaços nessas sociedades. Parte da culpa pode ser encontrada também na Igreja, em suas estruturas ou na falta daquele entusiasmo e alegria das pessoas que já foram chamadas.
Porém, o chamado vocacional não deve se restringir ao chamado ao sacerdócio ou à vida religiosa, já que todos os cristãos são convocados a trabalhar para a construção do Reino.
Deus sempre generoso na distribuição de dons e carismas chama também os leigos, inclusive os que pouco participam de nossos encontros ou não se encontram em nossos grupos, mas que possuem uma liderança extraordinária.
A própria liturgia da Palavra de cada dia, em especial a dos domingos, dá o tema principal da reflexão e meditação trazida para alimento do povo de Deus.
1º Domingo: Dia das vocações aos ministérios ordenados (Bispos, Padres e Diáconos). Essa comemoração se deve ao fato de no dia 4 de agosto celebrarmos o dia de São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, patrono dos padres; e, no dia 10 de agosto, o dia de São Lourenço, patrono dos diáconos.
2º Domingo: Dia da vocação matrimonial. E dia dos Pais. Foi adotada essa comemoração em virtude ao dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora.
3º Domingo: Dia da vocação à vida consagrada. Neste domingo recordamos o dia da vocação à vida consagrada: religiosos, religiosas, consagradas e consagrados nos vários institutos e comunidades de vida apostólica e também nas novas comunidades.
4º Domingo: Dia dos Ministérios não-ordenados. Neste domingo comemoramos o dia da vocação laical. O leigo tem como missão de fazer com que o mundo entre em comunhão com o mistério que a Igreja representa, mediante o anúncio de Jesus Cristo.
5º Domingo: Dia do Catequista. Neste domingo comemoramos o dia do Catequista, leigo que se compromete a evangelizar.
Ao participarmos dessas celebrações não podemos nos esquecer da primeira vocação e mais importante de todas: a vocação à vida cristã e, consequentemente, à santidade! Todos somos vocacionados à santidade e fora desse caminho não temos como viver bem qualquer que seja a nossa vocação pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário