domingo, 10 de abril de 2011

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)

Hoje, 10 de abril, às 10 horas, na Secretaria da Paróquia, aconteceu o primeiro encontro com as pessoas interessadas em ajudar na organização da Pastoral da Comunicação (PASCOM) em nossa Paróquia. Estiveram presentes Allan, Iuri, Débora, Aline e o Pe. Ionilton. Depois da invocação ao Espírito Santo, Pe. Ionilton disse da alegria de poder realizar este encontro e mostrou a importância e a necessidade desta Pastoral em nossa Paróquia. Em seguida foi feito um estudo sobre a PASCOM - Pastoral da Comunicação com um artigo editado na página da internet do PIME (este texto está postado abaixo em nosso blog). No final Pe. Ionilton pediu que chamássemos pessoalmente outras pessoas para o nosso segundo encontro que acontecerá no dia 24 de abril, às 10 horas, na Secretaria da Paróquia. Se você desejar nos ajudar nesta bonita e árdua missão de evangelizar pelos meios de comunicação, venha participar conosco do segundo encontro. Cristo, o Comunicador do Pai, conta conosco. Encerramos o encontro colocando nas mãos de Maria, a Mãe da Boa Hora, este projeto de evangelização, rezando a Ave Maria.

Uma paróquia que organiza a sua comunicação presta um serviço de alta qualidade, preparando-a para dar uma resposta madura e objetiva aos desafios atuais.

Nesta época, em que a comunicação está no centro das atividades humanas, ninguém pode ficar sozinho ou isolar-se. A comunicação pode ser uma ponte que abre novas possibilidades, também para a comunidade cristã.

É NECESSÁRIA

Comunicar-se, além de ser uma arte, é uma necessidade humana para estabelecer relações. Desde sua origem, a Igreja Católica acompanha todas as iniciativas humanas que fortalecem os vínculos relacionais com o próximo e com Deus. Comunicar é tornar comum o conhecimento e as realidades.

Desde a criação do mundo temos a prova da comunicação divina com a obra criada:
- a existência do ser humano. Deus fez o homem e a mulher dotados de inteligência para administrarem a terra, criando relações construtoras de solidariedade, de justiça e de Paz! O crescente desejo de crescimento do ser humano faz com que ele busque e leve a informação, fazendo transparecer seus dons.

NA IGREJA

Afirmamos que evangelizar é comunicar. Comunicamos a mensagem de Jesus Cristo, perfeito comunicador do Pai. Não se trata apenas de transmitir informações sobre a pessoa de Jesus Cristo, mas de comunicar/anunciar os valores fundantes do Reino, com a missão de fazer com que todos se tornem discípulos seus, novos anunciadores e continuadores de sua obra.

Podemos perceber, acompanhando o curso da História da Igreja, que inúmeras manifestações sempre se fizeram presentes nas igrejas, atendendo o desejo de comunicar a Palavra:
- vitrais, sinos, liturgia, teatro, torres, cantos, corais e demais manifestações de um tempo e espaço restrito, em que a comunicação era mais lenta e abrangia apenas um grupo mais próximo.

Porém, o século passado nos empurrou ao encontro de novas tecnologias, mais rápidas e eficazes para acompanhar os avanços da sociedade e empregá-las a serviço da evangelização. Assim, como em todos os segmentos da sociedade, resistências continuam sendo vencidas para se atingir eficazmente a missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário